A fé não é irracional

A capacidade de raciocinar logicamente é uma bênção! 

John MacArthur* diz o seguinte: "A racionalidade (o uso correto da razão santificada mediante a lógica sadia) nunca é condenada nas Escrituras. A fé não é irracional. A verdade bíblica autêntica exige que empreguemos o pensamento lógico, sensato e claro. 
(...) A verdade sempre pode ser examinada e comparada à luz fulgurante de outra verdade, sem que seja diluída e torne-se um absurdo. A verdade, por sua própria natureza, nunca se contradiz, nunca é ilógica. E, ao contrário do pensamento popular, não é racionalismo insistir em que a coerência é uma qualidade essencial de toda verdade. Cristo é a verdade encarnada, e Ele não pode negar-se a Si mesmo (2 Tm 2.13). 
(...) A verdade que desmente a si mesma é uma absoluta contradição de termos. “Mentira alguma jamais procede da verdade” (1 Jo 2.21). (...) As Escrituras frequentemente empregam expedientes lógicos, tais como a antítese, os argumentos “se... então”, os silogismos e as proposições. Todas essas são formas padronizadas de lógica, e as Escrituras estão repletas delas.”

Os autores da CFW^ escreveram: "Todo o conselho de Deus concernente a todas as coisas necessárias para a glória dele e para a salvação, fé e vida do homem, ou é expressamente declarado na Escritura ou pode ser lógica e claramente deduzido dela." 

Nem toda a verdade bíblica está explícita na Escritura. Muito dela exige interpretação, dedução, comparação de textos etc. Além do mais, a dedução é indispensável para aplicarmos a Palavra de Deus em nosso dia a dia. Quem nega a necessidade de dedução lógica cria para si grandes problemas. Primeiro, essa pessoa tem que demonstrar porque o uso de dedução não é válido ou correto, e sem usar deduções lógicas! Há quem diga que “o que a Bíblia não afirma com clareza não podemos dizer com certeza”. O ditado está correto, mas não podemos confundir “clareza” com “facilidade”. A Bíblia afirma que há muitos pontos que não são fáceis de entender. Muitas vezes é preciso árduo estudo e oração para que a verdade bíblica brilhe, por meio da iluminação do Espírito Santo, com toda a sua clareza em nossas mentes.

Exercitando: Deus é onisciente, logo ele sabe o número de série da placa-mãe do meu computador. Isso não está explicito na Bíblia, mas é uma verdade bíblica.

* John MacArthur. A Guerra pela Verdade. p. 41
^ Confissão de Fé de Westminster, I,6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário