Quem diz o que é (ou não é) amor?



"E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento" Filipenses 1:9

Deus nos ordena a andar em amor, mas pouquíssimas pessoas conhecem a definição bíblica de amor. Eles têm tendência de pensar que amor é principalmente uma inclinação emocional que alguém sente por outra pessoa. Mas a Bíblia explicitamente define para nós o que é amor; ela nos diz o que significa amar a Deus e amar outras pessoas. João escreve: “Porque nisso consiste o amor a Deus: Em obedecer aos seus mandamentos” (1João 5:3), e também: “Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos” (1João 5:2). Em outro lugar, Paulo explica que o amor obedece e cumpre os mandamentos de Deus sobre como devemos tratar as outras pessoas (Romanos 13:8-10).(...)

Quando Deus nos ordena a amar os outros, certamente ele não está dizendo: “Você tem que estar emocionalmente inclinado a outras pessoas”; pelo contrário, ele está dizendo: “Você deve se relacionar com as outras pessoas de acordo com os divinos preceitos registrados nas Escrituras”.(...)

A palavra traduzida como “conhecimento” aparece vinte vezes no Novo Testamento. Mais que uns poucos estudiosos anti-intelectuais tentam suavizar ou distorcer seu significado e implicação, especialmente visto que a palavra aparece aqui em conexão próxima com amor; contudo, a palavra sempre se refere ao conhecimento intelectual sobre as coisas de Deus, “uma compreensão mental da verdade espiritual”, “conhecimento doutrinário” e “conhecimento teológico”. Portanto, estudar as Escrituras, ouvir sermões, ler livros e se envolver em discussões teológicas, tem tudo um relacionamento direto com o seu crescimento em amor e obediência.(...)

(...) uma vez que o amor é obediência aos mandamentos de Deus em todos os seus relacionamentos, quer para com Deus ou com outras pessoas, ter conhecimento sem amor significa que você não obedece ao que você sabe que Deus requer de você. Em adição, o amor não é superior ao conhecimento, assim como a sua obediência aos mandamentos de Deus não é superior ao seu conhecimento de tais mandamentos, uma vez que a obediência aos mandamentos de Deus nem é possível sem o conhecimento dos mesmos. Você precisa primeiro conhecer esses mandamentos, antes que possa conscientemente obedecer a eles, e deliberadamente por eles ordenar a sua vida. A teologia torna o amor possível.

Jesus conclui o seu Sermão da Montanha dizendo que nós devemos ouvir as suas palavras e pô-las em prática (Mateus 7:24-27). Se nós não ouvirmos as palavras dele primeiro, então nada haverá para pormos em prática. Andar em uma espécie de “amor” que é sem um prévio conhecimento dos mandamentos e preceitos de Deus é realmente praticar uma moralidade pecaminosa e arbitrária. Portanto, para andar em amor bíblico, você deve ter conhecimento teológico; de outro modo, você está apenas enganando a si mesmo em pensar que você está andando em amor, e que Deus aprova você mais do que aqueles que são diligentes estudantes de teologia. Se você se recusa a estudar teologia, já demonstrou que não ama a Deus.

Vincent Cheung, Comentário sobre Filipenses.

Um comentário:

  1. Muito bom!! Sabedoria que vem do alto.
    (lembrando que amar as vezes é ter que dizer não...)

    Aproveito para desejar feliz ano novo!

    Ass. Alex Estevo

    ResponderExcluir